Inscreva-se Calendário Parceiros Quem somos Contato
INSCREVA-SE CALENDÁRIO PARCEIROS QUEM SOMOS CONTATO

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Enquadrando aqui e ali!

Fotografar não é ter uma câmera DSLR e sair apertando o botão do obturador. Você pode fazer registros esplêndidos com um câmera compacta ou até mesmo um celular, mas para isso você precisa ter algumas noções de enquadramento ou ter a sorte de nascer com o  dom do olhar fotográfico.

Não fique triste se você não nasceu com esse dom, eu também não nasci, e a  grande maioria dos fotógrafos profissionais famosos também não. Por causa disso, resolvi dar uma dica bem legal pra galera que está começando a andar pelas ruas da fotografia, que é usar a “regra dos terços”. Essa regrinha é conhecida e muito fácil de ser aplicada no seu dia-a-dia fotográfico.

A regra dos terços é uma das primeiras etapas para construir uma fotografia, ela te ajuda a compor com equilíbrio os objetos da cena que será registrada. Para utiliza-la basta dividir o seu visor em três terços verticais e horizontais, ou em 9 partes iguais, e através dessa divisão olhar a cena que você quer fotografar. É aí que entra o pulo do gato! Através desses quadradinhos que você vai posicionar o objeto, de acordo com sua importância no contexto.

Regra dos terços - Enquadramento


Utilizar a regra dos terços é evitar centralizar o objeto a ser fotografado e assim compor uma imagem mais interessante ao olhar do outro. É posicionar o elemento atraente enquadrando em ⅓ abaixo do topo e ⅓ à direita da imagem, ou então ⅓ acima do fundo e ⅓ à esquerda da imagem, e assim construir imagens através dessa grande brincadeira.

Foto: Bruna Decaro


O mais fundamental na hora de fotografar utilizando a regra dos terços é saber exatamente o que você quer retratar e quais são os focos de interesse no cenário, e então, conseguir posicionar os elementos de forma estratégica nas linhas. Além disso, utilize as linhas da regra dos terços para enquadrar linhas retas ou curvas que levem até um ponto específico da imagem, geralmente o ponto mais importante, isso  causa um efeito de movimento e leveza.

Foto: Bruna Decaro


Agora que você já sabe uma das regras básicas para compor belíssimas imagens e já pode começar a praticar. Vem com a gente no próximo encontro que eu te conto mais sobre a regra dos terços. Ah, uma dica muito importante: regras são feitas para serem quebradas, ou seja, depois que você praticar muito e já estiver dominando os enquadramentos, crie, use a imaginação e abuse do seu  potencial.

Por Bruna Decaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário